quinta-feira, 28 de abril de 2011

Você já fez seu Pré-Natal Psicológico hoje?

Depois de passado o choque, a euforia e/ou a surpresa de se descobrirem grávidas, muitas mulheres já começam a pensar nos cuidados que terão que ter durante a gestação.
É bastante conhecida a importância da realização do Pré-Natal, que consiste em um acompanhamento médico sistemático e na realização de uma série de exames para verificar como está a saúde de mamãe e bebê durante toda a gravidez. Esse acompanhamento visa prevenir e, se necessário, tratar possíveis intercorrências na gestação tanto em relação à saúde materna, quanto em relação à saúde fetal.
E a saúde psicológica da futura mamãe, papai e demais familiares, como fica?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estou grávida, e agora?

A  menstruação atrasou e o exame deu positivo! Estou grávida, e agora?
Essa pergunta passa pela cabeça de todas as mulheres que se descobrem grávidas, daquelas que planejaram, escolheram o momento certo e resolveram ter um bebê e daquelas que foram “pegas de surpresa” e engravidaram sem terem planejado.
“Será que estou mesmo grávida?” Mesmo com a confirmação médica e dos exames há uma mistura de sentimentos dentro da mulher que recebe a notícia de positivo. Por que será que de uma maneira ou de outra, todas as mulheres grávidas se sentem dessa forma?