domingo, 29 de maio de 2011

Atualidades- Mamaço coletivo no Itaú Cultural ganha o apoio da direção do local

Com cerca de 50 mães, a manifestação, que aconteceu nesta quinta (12), defendeu o aleitamento materno e a possibilidade de as mulheres poderem amamentar em qualquer lugar
Nesta quinta-feira (12/05), um evento diferente fez parte da programação do Itaú Cultural (SP). Um mamaço coletivo aconteceu no local como forma de manifestação depois que a antropóloga Marina Barão foi impedida de amamentar seu filho no local. Sua história chegou, primeiramente ao Facebook e, por meio dessa rede social e de outras, as mães puderam se organizar, mesmo depois de um pedido público de desculpas de Eduardo Saron, diretor do centro. 
Marcado para 15h, o mamaço contou com a participação de cerca de 50 mulheres e seus bebês. Dessa vez, tudo estava organizado para recebê-los. Com dois espaços disponíveis para elas - o próprio local de exposição, onde Marina foi impedida de amamentar, e o auditório -, as mães puderam, ainda, assistir a um documentário sobre aleitamento materno e ouvir uma contação de história. No final, um momento debate-papo com direito a lanches e sucos. 
Até mulheres que nunca passaram por uma experiência como a de Marina estavam no centro cultural. Carla Raiter, professora e mãe de um menino de 2 meses, afirmou que já viu pessoas olhando constrangidas para ela. “Também ouvi dizer que era melhor se eu colocasse um paninho no colo enquanto amamentava o Gael”, contou. Mesmo com um bebê de menos de 1 mês, Camila Campelo fez questão de comparecer. “É uma causa em que acredito e que merece ser investida, por mais que eu ainda não tenha vivenciado uma situação ruim”, explicou ela. 
Para Marina, o ato valeu a pena. “Daqui para frente, espero que erros de orientação não aconteçam mais”, afirmou. O Itaú deixou claro que a funcionária que abordou a antropóloga não havia sido bem orientada – é proibido comer no espaço de exposições, mas há, claro, uma exceção para a amamentação. Saron, no fim, até brincou com a situação. “Sou pai há 8 meses. Quando minha mulher soube o que tinha acontecido aqui, quis me bater”, contou. 
Segundo Ana Cristina Duarte, doula e a primeira a levar a história para o Facebook, o encontro foi fundamental para que outros espaços tenham a consciência de que não podem impedir uma mãe de amamentar o seu filho. “Demos o nosso recado. Quando o assunto é amamentação, nada passa batido. As mães se mobilizam mesmo”, disse. Um final feliz a favor de um gesto que só traz benefícios - para a mãe e o bebê.
Fonte: revistacrescer.globo.com
A amamentação é o primeiro evento social da vida de um ser humano, é uma das formas de interação entre mãe e bebê e é quando o vínculo entre ambos se estrutura e se fortalece ainda mais. Por conta disso, a amamentação deixa de ser apenas uma forma de alimentar e nutrir o bebê e passa a ter uma função importante na relação que irá se formar com a mãe.
Quando mãe e bebê estão saudáveis seja física e psicologicamente, não há a necessidade de técnicas, quantidades e horários para as mamadas, esses cuidados podem ser realizados de acordo com a necessidade do bebê e de sua mãe. Essas necessidades vão sendo percebidas e aprendidas de acordo com a convivência e o reconhecimento um do outro, não sendo, portanto, algo que já se nasce sabendo. Como dito anteriormente, a amamentação está muito ligada à relação que é estabelecida entre mãe e bebê do que com técnicas e padrões impostos.

Atualidades- Como entender a gravidez na adolescência: Neymar, 19 anos, já vai ser papai

Neymar, 19 anos, já vai ser papai. O atacante engravidou uma garota de 17 anos que também mora em Santos. O nome dela é mantido em sigilo para "dar tranquilidade" e "evitar exposição", segundo o próprio Neymar.
O jogador foi avisado da gravidez na semana passada. Ele fez questão de entrar em acordo com a família da jovem e avisou que arcará com os custos da gravidez, que já estaria no terceiro mês.
Sobre o caso, Neymar divulgou uma nota em seu site oficial.

“Através desta nota venho confirmar a informação de que me tornarei pai ainda este ano. As duas famílias – a minha e a da futura mãe – já conversaram e estão prontas a nos ajudar a trazer o bebê ao mundo, dando a ele toda a assistência necessária e a melhor estrutura possível.
Em comum acordo, decidimos preservar o nome da mãe. Esta medida visa dar tranquilidade a ela durante os próximos meses, evitando sua exposição de forma desnecessária e garantindo, principalmente, a privacidade da criança, que nascerá daqui a alguns meses.
Peço a todos que respeitem esta decisão. A tranquilidade desejada é fundamental para o sucesso da gestação.
Concluo pedindo a Deus que abençoe a vida da nossa criança!!
Ela será muito bem vinda e já tem todo o nosso carinho e amor.
Neymar Jr.”

Fonte da reportagem: globoesporte.com

O caso de Neymar e da mãe de seu bebê, ambos adolescentes, é um convite para que pensemos na questão da gravidez na adolescência e seus efeitos.
A adolescência é um período com muitas mudanças na esfera biológica, social e psicológica. Há a forte presença da ambiguidade, pois o adolescente ao mesmo tempo que não é criança, também não pode ser considerado um adulto. Ele está justamente na transição entre esses dois períodos.
A gestação, por sua vez, também é um período marcado por muitas transformações em todos os âmbitos da vida e exige intensas adaptações por parte da mulher e do homem. Isso quer dizer que a gravidez na adolescência significa a junção de dois períodos críticos de transformação no ciclo vital feminino e no masculino. Esse panorama geral nos indica a complexidade que os pais adolescentes precisam enfrentar. Em um momento em que os jovens encontram-se em busca da sua identidade, há a imposição para assumir o papel de mãe e pai e todas as suas implicações.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alterações de humor na gestação, como lidar?

Essa é outra queixa importante dos maridos e até mesmo das grávidas. “Como lidar com as mudanças repentinas de humor da mulher que está grávida?”
Sabemos que é difícil lidar com a instabilidade. Uma hora ela está bem, feliz e sorrindo, de repente fica séria, começa a chorar, quer ficar mais quieta e não consegue explicar o porquê, porque no fundo nem ela sabe. Os maridos ficam sem saber o que fazer para evitar essas mudanças bruscas de humor ou o que fazer quando elas já aconteceram. Muitas vezes tentam se adaptar à mulher, mas mesmo assim isso não é o bastante. A mulher por sua vez, como não consegue compreender inteiramente o porquê dessas alterações que ocorrem em curto espaço de tempo, muitas vezes tem a sensação de que está ficando louca.
Não há uma regra que possamos dar para resolver a questão, mas algumas dicas podem auxiliar o casal a lidar melhor com as situações que aparecem. Em primeiro lugar é importante que gestante e marido compreendam que todas essas alterações fazem parte das mudanças próprias da gestação, e que por isso mesmo tem prazo para acabar, saber disso auxilia a mulher a eliminar a sensação de loucura e, ao homem a entender que não é “frescura” de grávida, mas sim que existem questões biológicas envolvidas nessas alterações de humor. Os níveis hormonais estão se modificando intensamente e isso contribui para que haja essa instabilidade de humor. Se uma mulher na TPM já fica diferente, o que dirá de uma gestação em que o corpo todo está se preparando para gerar uma nova vida?

terça-feira, 17 de maio de 2011

Relacionamento conjugal na gestação

A gestação é um período marcado por muitas mudanças em vários âmbitos na vida da mulher e envolve tanto o aspecto físico, quanto emocional.
Em meio a tantas modificações, o relacionamento conjugal também pode sofrer alguns impactos. Às vezes os casais ficam mais unidos com a expectativa de terem um bebê, fazem planos juntos, sonham juntos com o futuro e tudo parece estar em perfeita sintonia dentro desse período de vida tão especial!
Mas outras vezes, e diríamos na maioria das vezes, a sintonia não está tão perfeita assim... Por ser um período cheio de mudanças, os casais podem encontrar dificuldades de se adaptarem rápido à tudo o que está se transformando ao mesmo tempo.
Os desentendimentos podem ficar mais frequentes devido às oscilações rápidas de humor da mulher que deixam o marido perdido ou sem paciência, às suas intensas solicitações, à ansiedade de um ou de ambos durante esse período, à problemas com outros membros da família ou outros filhos, à dificuldades nas questões sexuais e etc. Há uma série de questões que podem levar os casais a terem dificuldades no seu relacionamento nesse período. Mas o que fazer?

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Especial Dia das Mães: Ser mãe é mesmo viver no Paraíso?

Você está grávida e todo mundo que te conhece começa a dizer que depois que o seu bebê nascer seus olhos vão brilhar, você vai sair da maternidade linda e saltitante e que de agora em diante o seu mundo será azul.
O bebê nasce, vocês começam um “namoro”, começam a se conhecer “cara a cara”, um aprende com o outro o jeito de estar no mundo lado a lado. Tem dias em que tudo está em paz: acordam ao mesmo tempo, têm necessidades parecidas (você quer dar de mamar naquele momento que ele também quer mamar!) e dá até a sensação que vocês dois se bastariam. Tudo parece perfeito!