sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O parto, o nascimento e os medos que surgem

Quando pensamos em uma mulher grávida prestes a ter o seu bebê normalmente há uma ansiedade pelo nascimento, para poder ver o rostinho do bebê, o seu jeitinho, a quem puxou, etc. Mas e a mãe, como fica neste momento que muitas vezes é carregado de “fantasias ruins” em relação ao parto?
Compreendemos que muito dessas “fantasias ruins” estão relacionadas às histórias que as grávidas ouvem assim que comunicam estarem esperando um bebê, na maioria das vezes são relatos de dor e sofrimento na hora do parto, o que acaba por gerar mais insegurança na futura mamãe.
A grávida fica preocupada com as mudanças relacionadas à chegada do novo bebê, com mudanças em seu relacionamento com o marido, com os pais de ambos, nos relacionamentos com os outros filhos se os tiver, mudanças corporais e até mesmo na casa em que mora. Todas essas mudanças já são angustiantes para a futura mãe, até mesmo pelos significados emocionais envolvidos para cada mulher, por isso, ter em mente e nos ouvidos discursos de partos que ocorreram de maneira ruim não ajudará em nada.
Pensamos em algumas dicas que ajudarão à futura mamãe e seus familiares neste momento.