terça-feira, 5 de novembro de 2013

Quais questões emocionais podem envolver a infertilidade?

Filho é um projeto de vida da maioria dos homens e mulheres, que tendem a significar maturidade
emocional, desenvolvimento pessoal além, é claro, da cobrança da sociedade. Você casa e logo um monte de gente que convive com você começa a perguntar “quando vem o bebê?”.
A dificuldade de engravidar do casal causa na mulher e no homem sentimentos como: medo, ansiedade, tristeza, vergonha, frustração, sentimento de menos valia, e tudo isso pode ser um grande desencadeador de estresse.
Todas essas emoções e sentimentos referentes a infertilidade podem ocasionar problemas para o individuo, para a relação conjugal, e até mesmo na relação com seu ambiente (sociedade).
Quando a problemática da fertilidade chega, com ela chegam também conflitos não resolvidos no presente e no passado, podendo ocasionar uma crise de identidade e diminuição da autoestima, tanto do homem quanto da mulher.
Por estes motivos, os casais que estão enfrentando esta problemática precisam do olhar do médico, do psicólogo, e do apoio social para que consigam passar por este momento de uma maneira menos pesada.

É muito importante que quem esteja por perto do casal, familiares e amigos, não faça cobranças relacionadas a gravidez e nem tente minimizar a problemática propondo soluções de barganha como “ah, adota que ai você engravida”. Esse tipo de comentário só tende a deixar o casal mais apreensivo, o melhor neste momento é apoiar o casal, estando do lado, sem necessariamente precisar falar, mas sim ouvir.