sexta-feira, 8 de julho de 2011

Homem Grávido?

Costumamos dizer que quando a mulher engravida o marido e a família toda engravida também porque todos se encontram envolvidos nas mudanças que a gravidez traz e nas expectativas da chegada de um novo bebê. Mas muitas vezes ouvimos das gestantes que os maridos parecem que estão literalmente grávidos, pois estão enjoando, tendo mais sono, estão mais sensíveis, e alguns até chegam a sentir o bebê mexendo dentro das suas barrigas.
Ficar sabendo desses casos pode ser motivo de risada ou pode parecer muito sensível da parte do homem compartilhar tudo com a mulher, inclusive suas sensações físicas. Mas será que essas manifestações masculinas são saudáveis?
Quando ouvimos casos assim ficamos atentas, pois pode indicar a presença de uma síndrome chamada Síndrome de Couvade.
A Síndrome de Couvade é caracterizada principalmente por comportamentos do homem que se assemelham ao comportamento feminino na gestação, ou seja, eles começam a ter enjôos, cãimbas, aumento de apetite e, conseqüentemente, aumento de peso, aumento de sono, etc. Essas manifestações indicam que o homem, de uma maneira inconsciente, está confuso em relação ao papel que necessita desempenhar dentro da família com a chegada de um novo bebê. Espera-se que o homem seja capaz de auxiliar a gestante e protegê-la no que for preciso, e não vivenciar as mesmas alterações físicas que ela, pois assim, se torna um ser frágil e impossibilitado de assumir seu papel de pai.
É importante que todos da família estejam atentos a esses sinais que o homem vai dando ao longo da gravidez para que a Síndrome de Couvade seja tratada o quanto antes. O tratamento na maioria dos casos é simples e é realizado por meio de sessões de psicoterapia breve em que serão abordadas questões emocionais do homem que fazem com que haja essa confusão inconsciente dos papéis que precisam ser desempenhados.
É importante que o homem tenha essa possibilidade de ter seu espaço de escuta com um profissional especializado, pois também sofre muita ansiedade e angústia em relação à gravidez da mulher, mas muitas vezes não encontra oportunidades para expressar o que está sentindo. Cuidar do homem é tão importante quanto cuidar da mulher durante a gestação, pois ele pode ser um preventivo de transtornos psíquicos femininos, principalmente no caso da Síndrome de Couvade, que se não tratada aumenta muito os riscos de depressão pós parto na mulher.

Você já tinha ouvido falar de Síndrome de Couvade? Conhece alguém que passou por isso? Tem alguma duvida ou precisa de orientação? Escreva para nós pelos comentários da postagem ou nos mande um e-mail: cabecademae@hotmail.com !

Nenhum comentário:

Postar um comentário