Gerare



A psicóloga Elisangela possui ampla experiência profissional e formação voltada ao trabalho com grávidas, puérperas e familiares. 
Com a identificação das necessidades e dificuldades  que grávidas, casal e familiares enfrentam em seu cotidiano, percebeu a necessidade do desenvolvimento do Projeto Gerare Psicologia Obstétrica, um Projeto de Pré-natal Psicológico para contribuir com a diminuição da angústia e ansiedade, e ajudar o casal nos momentos mais difíceis do ciclo gravídico-puerperal.
Entenda um pouco mais como funciona o projeto.

Por que um projeto de Psicologia específico para Grávidas?

É de senso comum as alterações emocionais que as mulheres costumam ter no período gestacional, porém, essas alterações na maioria das vezes só são consideradas importantes quando a mulher sofre um processo de depressão grave ou uma psicose puerperal. As outras mudanças psíquicas são tidas como de menos valia, e a mulher costuma ouvir “Ah, isso é coisa de grávida, daqui a pouco passa”.
Sabendo-se que existem medidas profiláticas que podem ser realizadas em um pré-natal psicológico, foi que surgiu o desejo de realização de um projeto para suprir essas necessidades.

Como saber então se preciso fazer um pré-natal psicológico ou que a grávida que estou atendendo precisa ser encaminhada para uma consulta psicológica?

Os sintomas principais são: ansiedade sem causa definida, angústia, conflitos conjugais com início após a descoberta da gravidez, conflitos com outros filhos, oscilação de humor frequente, depressão pós-parto, psicose puerperal diagnosticada em gestação anterior, conflitos familiares que emergiram após o diagnóstico de gravidez.

E qual é o objetivo do pré-natal psicológico?

Após a observação dos sintomas citados acima, o pré-natal psicológico tem como objetivo principal prevenir e tratar tais emergentes, e assim evitar que ocorram distúrbios psíquicos como: depressão pós-parto feminina e/ou masculina, rejeição do bebê, psicose puerperal, estados maníacos, entre outros.
Além desse objetivo, o pré-natal psicológico preconiza também: preparar o casal para a maternidade e paternidade; desenvolver uma postura ativa da gestante; estimular a participação do pai em todo o processo; estimular a integração do casal; facilitar o vínculo materno-paterno-filial; proporcionar informações psicopedagógicas que auxiliarão no período da gravidez até após o nascimento.

Como é realizado o projeto Gerare Psicologia Obstétrica?
Atendimento psicoterápico individual, do casal, familiar;
Atendimento psicopedagógico grupal;
Relaxamento específico para o ciclo gravídico;
Shantala;
Dessensibilização de cesárea;
Preparação para o trabalho de parto vaginal;
Orientação referente ao aleitamento materno;
Treino de respiração abdominal para facilitar o trabalho de parto;
Orientação para os pais referentes às relações fraternais;
Orientação de avós. 

  Entre em contato para maiores informações: cabecademae@hotmail.com, lisecco@hotmail.com