quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estou grávida, e agora?

A  menstruação atrasou e o exame deu positivo! Estou grávida, e agora?
Essa pergunta passa pela cabeça de todas as mulheres que se descobrem grávidas, daquelas que planejaram, escolheram o momento certo e resolveram ter um bebê e daquelas que foram “pegas de surpresa” e engravidaram sem terem planejado.
“Será que estou mesmo grávida?” Mesmo com a confirmação médica e dos exames há uma mistura de sentimentos dentro da mulher que recebe a notícia de positivo. Por que será que de uma maneira ou de outra, todas as mulheres grávidas se sentem dessa forma?

A primeira razão é porque ter um filho é um acontecimento muito importante na vida de homens e mulheres, é um acontecimento definitivo e que muda a vida de toda a família. Diante de tantas mudanças, nós seres humanos ficamos com medo do desconhecido, daquilo que é diferente do que estamos habituados porque não temos a certeza que saberemos o que fazer diante do novo. Ter um bebê, apesar de ser uma coisa maravilhosa traz muitas dúvidas para mamães e papais de primeira, segunda, terceira, quarta viagem. Apesar da experiência com filhos mais velhos, cada bebê e cada gravidez é diferente uma da outra e sempre apresenta coisas novas e inusitadas. Além disso, ter um filho também é diferente de ter dois ou três. Assim, acontece uma miscelânea de sentimentos, alegria, nervosismo, medo, entre outros. Devido a tudo isso, sempre surge uma insegurança, mesmo que pequena, e que faz vir aquela outra pergunta na cabeça: “Será que eu vou dar conta?”.
Perguntas como essas surgem não porque a mulher não está preparada, está fraca, ou está enlouquecendo. Mas sim, porque ter um filho é passar por uma transição, é acrescentar papéis, pois além de filha(o), esposa(o), agora mãe e pai também. É transitar de um corpo do qual já estava acostumada para um corpo que muitas vezes não se consegue identificar devido às intensas mudanças da gravidez. Ter um turbilhão de hormônios percorrendo todo o seu corpo e modificando tudo.
Tudo isso acontecendo no meio social, no corpo e na vida da grávida, traz também dúvidas na cabeça da futura mamãe. Chamamos essas incertezas sobre si, o bebê e sua vida de ambivalência afetiva. A grávida fica na dúvida de tudo que acontece. Já não sabe mais se quer uma coisa ou não quer, se prefere isso ou aquilo, se gosta de fulano ou ciclano, se está feliz ou triste... Por isso, quando descobre que está grávida, faz aquela famosa pergunta: “E agora?”. O que antes era certo, agora não é mais. Por isso a dúvida aparece mesmo em casais que tenham planejado e resolvido que aquele era o melhor momento para engravidar, pois a mulher que agora está ambivalente fica na dúvida de tudo.
Maridos, muitas vezes, nessa fase se sentem perdidos e sem saber como ajudar a esposa, acham que estão enlouquecendo porque não entendem nada do que está acontecendo e não sabem o que fazer com toda essa ambivalência da grávida. O importante é que saibam que esse fenômeno é esperado na gestação e que precisam ter um pouco de paciência! Já que sabemos que a ambivalência faz parte de todos nós enquanto seres humanos, e que esse momento mais intenso de dúvidas da esposa tem um prazo para terminar.
                                                           
               
                                                                                               

35 comentários:

  1. Adorei o Blog.
    Muito interessante e util!..

    ResponderExcluir
  2. Adriana, que bom que vc gostou do nosso blog e o achou útil! Esperamos ajudá-la ainda mais! Vote na nossa enquete ou nos escreva para sabermos dos temas que mais te interessam! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Está muito bem feito o blog. Gostei do tema pré-natal psicológico. Não estou grávida, mas entrarei sempre para ler as postagens interessantes. Conhecimento nunca é demais.
    BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  4. Cláudia, pode entrar que toda semana terá postagens novas.
    E mesmo não estando grávida, muitas vezes temos dúvidas no papel de irmã, madrinha, tia e aqui é um espaço para os familiares das mamães também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi elisangela, eu descobri que estou gravida pela 2 vez, mas foi um grande xoque porque nao esperava por isso. Assim como da primeira vez engravidei tomando remédio ! Estou desesperada pois nos nao estamos numa boa fase fumaceira e tememos muito pelo furo da família. Chegamos a pensar em interromper essa gravidez. Que conselhos vc me daria?

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônima,
    Estar tomando medicação preventiva contra gravidez, e assim mesmo engravidar é um grande susto mesmo, e acaba ocasionando um choque. E é nesse momento de choque que não é indicado tomar nenhuma decisão de caráter definitivo.
    A gravidez, como comentamos no texto, é uma fase da vida que gera muita ambivalência, uma hora a mulher quer ter o bebê e na outra não, em alguns momentos se pensa que não dará conta de criar mais uma criança e no momento seguinte se tem a certeza que conseguirá.
    Nesse momento é importante que o casal sinta o apoio um do outro, e assim possam ter uma comunicação aberta para falar dos medos, ansiedades e angústias que surgirem, e desta maneira saberem que podem contar um com o outro para superar os momentos difíceis.
    E se mesmo assim os temores e está sensação de "desespero" continuar, procure ajuda profissional, um psicólogo obstétrico pode te auxiliar a elaborar este momento de choque.

    ResponderExcluir
  7. Estou gravida e muito feliz era o meu sonho stou nas nuvens.

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônima!
    Ficamos muito contentes de saber que a gravidez é um sonho seu que está sendo realizado! Essa sua felicidade é importante e ajudará a lidar com as diversas mudanças que ocorrerão nos próximos meses.
    Curta bastante esse seu momento especial e continue nos acompanhando e dividindo conosco como está sua gestação!
    Ficaremos felizes de poder participar dessa fase tão importante da sua vida!

    ResponderExcluir
  9. Eu tive relação com meu marido 30/03/2012 e minha menstruação só vai vim no dia 05/04/2012 é ele gozou dentro ( Ambos queria isso rs .) Será que posso ta gravida *-* ?!

    ResponderExcluir
  10. Olá Bia,
    Para que ocorra a gravidez a mulher precisa estar ovulando quando tem relação sexual, este é o chamado período fértil.
    Esse período fértil é aquele calculado pela famosa tabelinha, em que você conta 14 dias após o início da sua última menstruação. Os dois dias antes e os dois depois são o possível período em que você estará ovulando, e que pode ocorrer a gravidez se você mantiver relação sexual.
    Você pode fazer esse cálculo manualmente, mas precisa ficar atenta se o seu período menstrual é regular, se for, sua ovulação vai ocorrer sempre no mesmo período, caso não, todo mês será necessário fazer novo cálculo.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Tenho sonho de engravidar, mas sou nova. Parabéns Elisangela !

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônima,

    A maternidade é o sonho de muitas mulheres, espero que no melhor momento para você este sonho se realize!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. OLÁ,

    MEIA COM MUITO MEDO!!! TENHO 42 E NÃO PLANEJEI....E AGORA ...MINHA VIDA VAI ENGUINAR......TENHO MEDO.......

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônima,

    A gravidez em qualquer idade acaba gerando uma porção de medo mesmo, porque a mulher se vê em um momento que não tem muito controle do que está ocorrendo no seu corpo e com seus sentimentos.
    Tente tirar todas as dúvidas referentes a gestação tardia com o seu médico, isso irá te ajudar em relação alguns medos, mas caso perceba que os medos continuam de maneira a prejudicar outras áreas de sua vida procure ajuda psicológica.
    Continue compartilhando conosco sua gestação!

    ResponderExcluir
  15. descobri que estou gravida,estou feliz mais estou com medo.de não dar conta,não sei trocar uma frauda direito,e estou passando com um poblema na familia muito delicado,fico nervosa atoa choro muito.penso como vai ser no futuro se vou dar conta das coisas

    ResponderExcluir
  16. Olá Anônima,

    Essas inseguranças são comuns a gravidez, até porque é uma fase da vida em que a mulher perde o controle das reações do corpo, das alterações hormonais,e das emoções muitas vezes. Quando é o primeiro filho, essa insegurança e o medo de não fazer as coisas certas tendem a aumentar.
    É importante nesse momento distinguir essas inseguranças comuns da gravidez, dos problemas familiares que está passando. Até mesmo pra você compreender se o "medo de dar conta" é por conta da gravidez e da chegada do bebê, ou se envolve muito mais os problemas familiares que está enfrentando.
    Se esses medos continuarem, seria interessante você procurar ajuda de um psicólogo para auxiliar neste momento.

    ResponderExcluir
  17. Fiz um exame de farmácia e deu positivo. Amanhã irei fazer o exame de sangue Beta-HCG para confirmação. Estou feliz mais com muito muito medo.E o meu primeiro filho.

    ResponderExcluir
  18. Olá Anônima,

    Parabéns!
    Esse medo que você está sentindo é comum, ainda mais por se tratar do primeiro filho.
    Aos poucos você vai tendo autonomia sobre seu processo de gravidez e os medos irão diminuindo.
    Continue compartilhando conosco este momento tão especial.

    ResponderExcluir
  19. eu ja sou mae de uma menina de 3 anos, minha menstruação nao vem a quase 2 meses, eu to ficando louca pq eu nao me vejo amando outro filho a nao ser aminha linda filha q eu ja tenho.
    eu nao estou nem um pouco feliz com essa suposta gravidez o que eu faço minha cabeça da me deixando loca pensa em cada coisa..

    ResponderExcluir
  20. Olá Anônima,

    Talvez, a primeira coisa a se fazer são os exames para ter mais clareza se está realmente grávida.
    Se estiver grávida, é comum esse medo e a sensação que vai amar só a primeira filha, isso tem haver até com a ambivalência emocional que todas as mulheres que estão grávidas passam.
    Caso você perceba que isto continua por um tempo prolongado e interferindo em outras áreas de sua vida procure ajuda de um profissional especializado.

    ResponderExcluir
  21. eu fiz o teste d farmacia e deu positivo depois o beta hcg e tbm positivo, to com muito medo e o meu primeiro filho tenho 21 anos sou casada a 7 meses meu marido esta feliz mas eu to nervosa vivo chorando tenho medo de nao saber o q fazer fora q eu nao posso ver sangue agulhas essas coisas d hospital morro d medo. mas jamais faria nada com meu bebe ele ja e um pedacinho de mim. E fico mais nervosa ainda pensando no parto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      Este medo do parto e de como vai ser daqui pra frente é normal, são mudanças importantes na sua vida.
      Essas mudanças de humor são comuns também, faz parte das mudanças hormonais que está passando.
      Que bom que o seu marido ficou feliz, esse apoio é muito importante neste momento.

      Excluir
  22. Eu estou em total estado de choque ainda não assimilei a idéia, mas estou feliz"

    ResponderExcluir
  23. Olá Anônima,

    Que bom que está feliz! O estado de choque tende a passar a medida que a percepção da gravidez vai aumentando.

    ResponderExcluir
  24. Ola, fiz meu teste hoje e deu positivo, eu tentei engravidar por um tempo e nao consegui, e ja tinha desistido da ideia, ia esperar mais um tempo para recomecar, meu marido e eu combinamos pra daqui uns 2 a 3 anos, mas essa semana me senti muito mal, e como estava atrasada resolvi fazer o teste e deu positivo.
    Ainda nao contei para ele, pois esta no trabalho e quero dizer pessoalmente, por isso estou comentando como anonima.
    Estou muito nervosa, nem sei se to feliz, era o que eu queria, mas fui pega muito de surpresa...
    Gostei de ler seu blog, traduziu tudo que esta passando na minha cabeca no momento. Obrigada!
    Ca.

    ResponderExcluir
  25. Olá Anônima,

    Está ambivalência é comum, pois por muito tempo você ficou na expectativa de engravidar. Com o passar dos dias esse "choque" tende a diminuir, dando vasão a outros sentimentos.
    Parabéns para você e seu marido!
    E continue compartilhando conosco sua gravidez!
    E fico feliz em saber que o blog tem ajudado de alguma maneira.

    ResponderExcluir
  26. geeeeeeennnnteee...descobri que estou gravida ontem... serA que ainda posso texturizar meus cabelos?????desculpem mas preciso..me ajudem!!

    ResponderExcluir
  27. Anônima,
    Os médicos orientam não utilizar produtos químicos durante a gestação, seria importante você entrar em contato com seu médico.

    ResponderExcluir
  28. ola, estou gravida do meu noivo ,to morrendo de medo de contar pra ele ,pois planejamos pra daqui a 1 ano ...como será que ele vai reagir...

    ResponderExcluir
  29. Olá Anônima,

    Não dá para saber como seu noivo da para reagir com a notícia. Porém, pelo o que você falou já havia um planejamento, um desejo pela constituição da família de vocês. Isso , pois significa que o desejo não era só seu, mas dele também.
    Boa sorte e compartilhe conosco sua gravidez!

    ResponderExcluir
  30. Oi meninas, ainda bem que li esse post porque descobri ontem pelo Beta que to gravida e desde então ta passando mil coisas na minha cabeça rsrsrsrs.
    Obrigadoo..bom saber que é normal ufaa!!!

    Bjus para todas mamães.

    ResponderExcluir
  31. Olá Gessica,

    Parabéns!!!
    É normal sim, nesse primeiro momento pensamos muitas coisas mesmo, tudo é novidade.
    Continue compartilhando sua gravidez conosco!

    ResponderExcluir
  32. Oi descobri que estou gravida tenho uma filha de 20 anos eu queria muito mas agora estou confusa... tenho 39 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilaine,

      É normal essa sensação de ambivalência que está sentindo, pois é um momento de descobertas e transformações, que por mais que você já tenha tido uma gravidez e já tenha uma filha, toda gravidez é diferente da outra.
      Com o decorrer da gestação essa ambivalência tende a diminuir.
      Boa sorte!

      Excluir
  33. Olá,
    Gostei muito do seu blog porque é o que estou sentindo n minha 2 gravidez. Acho que é normal, acredito que toda esta confusão vai passar e depois será so felicidades.Ja tenho um garotão de 12 anos, que veio no susto enquanto eu estava noiva, mas me senti uma super mulher não tive medo de nada, eu tinha uma sensação de que daria conta de tudo e eu e meu noivo demos mesmo (agora maridão).
    Desta vez, porém, tenho mais receios pq já sei toda a responsabilidade que um bebe traz, a fantasia ficou um pouco de lado e a realidade assusta um pouco. Mas se demos conta de 1 quando eramos novinhos, pq agora que já estamos descolados não daremos?
    Gravidinhas tenham calma, conversem com as pessoas que te apoiam e aguardem ate o parto, porque nada pode ser comparado a emoção de segurar seu bebe nos braços!!
    Bjos e felicidades a todas

    ResponderExcluir