sexta-feira, 15 de julho de 2011

Porque será que as grávidas ficam tão ansiosas?

Que grávida nunca ficou pelo menos um pouco ansiosa durante a gestação? É difícil de encontrar aquelas que passam a gravidez toda tranquilas!
Isso acontece porque a gestação pode ser considerada uma caixinha de surpresas. Apesar de algumas mulheres já terem experimentado estarem grávidas anteriormente, algumas até mais de uma vez, cada gestação é marcada por novidades e diferenças das gestações anteriores. A mulher fica e se sente diferente emocional e fisicamente em cada gravidez. O fato de não saberem o que pode acontecer e não terem o controle de tudo o que acontece as deixa apreensivas pelo menos em algum momento do seu período gestacional.

Além disso, a gestação é um período em que a gestante está vivenciando uma série de fantasias a respeito, principalmente, do seu bebê. Como não consegue enxergá-lo e tem que se contentar apenas com seu imaginário ou no máximo com exames de imagens como o ultrassom, fica sempre na dúvida se está tudo bem e teme que alguma coisa fora do planejado aconteça. Algumas mulheres desejariam ter a barriga transparente para poder olhar e se certificar que tudo está sob o controle! Isso com certeza as deixaria mais calmas....
Alguns casos merecem atenção especial em relação à ansiedade. Estamos falando de mulheres que já passaram por experiências difíceis em relação à gestações anteriores, como por exemplo, mulheres que já sofreram abortos espontâneos, tiveram algum tipo de problema de saúde na gravidez anterior, que tiveram partos prematuros, etc. Nesses casos, nota-se que a ansiedade é mais acentuada por conta da história de vida e há um medo real que aquela experiência se repita.
Sabemos que não há como ser muito diferente, mas o importante é que tanto a gestante, quanto familiares estejam atentos à intensidade dessa ansiedade e se de alguma maneira está atrapalhando ou gerando sofrimento na vida da mulher ou da família. Ficam ansiosa é esperado e positivo em muitas situações, mas precisa ser dosada para que não se torne prejudicial.
E como saber se a ansiedade está saindo do controle esperado para o momento?  Se a mulher ficar na maior parte do tempo angustiada, tensa, preocupada, irritada, nervosa, com insônia, dificuldade de se concentrar nos afazeres cotidianos, e dificuldade em relaxar como antes é o momento da grávida se perguntar: estou sofrendo com tudo isso? Esses sintomas estão prejudicando minha vida social, familiar e no trabalho?
Caso estejam com dificuldades de lidar com esse sentimento, é importante que busquem ajuda profissional de um psicólogo obstétrico para que a situação não se agrave e para que todos possam curtir a gravidez de uma maneira tranquila e saudável. Se a ansiedade está sob controle, melhor ainda! Pois ela é um sentimento como outro qualquer e vai sempre estar presente na vida de todos nós, em um momento ou em outro!

Você se sente muito ansiosa durante a gestação? Como se manifesta essa ansiedade? Está na dúvida se a ansiedade está muito acentuada? O que fez ou faz para diminuir a ansiedade? Escreva para nós e nos conte sua experiência!

29 comentários:

  1. Ola meu nome é bruna e estou gravida pela segunda vez estou de 38 e 6 dias e estou muito ansiosa....não aguento mais não vejo a hora desse bebe nascer....

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,
    Está ansiedade no finalzinho da gravidez é normal. Por mais que você já tenha ficado grávida antes e já tenha experienciado o processo, muitas coisas acabam sendo novas e diferentes da gestação anterior, por isso mesmo costumamos dizer que cada gestação é única.
    Agora nesse final, existe uma expectativa em relação ao parto, ao rostinho do bebê, e muitas vezes a mãe também não vê a hora que o bebê nasça, como você disse, pois o desconforto físico começa a aumentar. Enfim, um pouco antes do parto é comum a ansiedade ficar maior por conta de tudo isso.
    Mas mesmo assim, observe os pontos que levantamos no texto sobre a ansiedade sair do controle, se achar que está difícil de controlar, converse com o seu obstetra e solicite ajuda.
    Esperamos que volte para nos contar como foi o seu parto e como está o período de adaptação com o novo (a) morador (a) da casa.
    Tenha uma boa hora Bruna!

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é Daniela e estou gravida pela primeira vez, estou de 33 semanas e 2 dias e ñ aguento mais de tanta ansiedade, vontade de ver o rostinho da minha bebe.Para perder um pouco a ansiedade eu começo a mexer no guarda roupa dela a sentir o cheiro dos sabonetes, perfumes, etc.Adoro ler blogs pois fico bem mais calma.
    bjãoo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniela!
    Ansiedade na gestação é super normal! Ela vai variando de acordo com o período gestacional. No terceiro trimestre (período em que você está) é muito comum ter esse tipo de ansiedade que você descreve, como querer ver logo o rostinho do bebê, ansiedade em relação ao parto, ao papel de mãe que vai desempenhar em breve... são muitas coisas passando na cabeça! E que bom que você encontrou uma forma de aliviar essa ansiedade! Ler blogs e buscar informações é uma ótima maneira de se preparar para o nascimento da sua bebê! Mexer nas coisinhas dela também é uma maneira legal de se aliviar e se aproximar da sua garotinha que está para chegar!
    Bom restinho de gestação e boa hora pra você! Continue nos acompanhando!

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é mariana ando muito anciosa é minha primeira gestação pensei que teria o apoio do pai do meu filho temos um relacionamento que não era namoro por 7 anos em 2012 faria 8 anos orém ao saber da minha gestação que será seu terceiro filho, simplismente ele me ignora, sofro com isso e também por ele já ter me perguntado varias vezes se realmente to gravida pois sou uma pessoa magra e daí to com 14 semanas de gestação e quase não tenho barriga já fui a 3 medico que me falaram que ta tudo certo o bebe ta saudavel e que não fique anciosa, mais ta sendo bem dificil esta rejeição e desonfiança.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mariana,
    A primeira gestação é uma caixinha de surpresas mesmo, por ser tudo novo (as mudanças corporais, hormonais e emocionais)a ansiedade tende a aumentar. No período gestacional que você está, do terceiro para o quarto mês, a ansiedade se intensifica muitas vezes por conta da descoberta do sexo do bebê, do início da percepção dos movimentos fetais, das alterações hormonais, entre outros. Por isso, é um momento que você necessita sentir apoio dos que estão ao seu lado, converse com seu namorado sobre como está se sentindo, seria legal que o convidasse para ir a uma consulta de pré-natal com você. Muitas vezes para o homem é difícil entender todo esse período e as alterações físicas e emocionais que acontecem com a mulher, pois eles estão participando da gravidez de maneira mais indireta, já que as alterações não estão acontecendo diretamente no corpo dele.
    Continue nos acompanhando, iremos fazer uma página com fotos do desenvolvimento do bebê e da barriga da mãe, para ajudar os casais a visualizarem e estenderem um pouco mais sobre essa questão do tamanho da barriga. Mas lembre e converse com ele que cada corpo vai se transformando no seu tempo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mariana.
    Eu estou na minha terceira gestação estou com 8 semanas,mas me sinto muitooo ansiosa,na minha segunda gravidez tive muitos problemas,comecei a entrar em trabalho de parto com 22 semanas,com 34semanas ñ deu mais para segurar e a minha princesinha nasceu,nasceu prematura teve infecção generalizada,teve que ser intubada,ficou 27 dias na uti,quando saiu do hospital tinha quase 1 mes de vida e pesava apenas dois quilos.
    Eu me sinto muito apreensiva pois sei que ñ posso prever o que vai acontecer e por esse motivo tenho sofrido muito com medo que a história se repita ou pior ainda tenho muito medo de ñ ser capaz de levar a gestação adiante,sei que é um medo um pouco bobo pois a minha saúde está ótima mas mesmo assim acordo todo o dia com medo de perder o meu bebe.

    ResponderExcluir
  8. Olá Diário da Gestante,
    O medo que tem sentindo é normal e esperado, você têm fatos reais, viveu uma situação de sofrimento psíquico intenso por medo da perda de sua bebê. E agora com a nova gestação esses medos retornam, pois é angustiante pensar que uma experiência ruim pode se repetir.
    A prematuridade é uma experiência difícil para mamãe e o bebê que passam por ela, por isso também esse sentimento de apreensão que você descreveu para nós.
    Tente pensar que está é uma nova gestação, e que não necessariamente vai ser igual as anteriores.
    Com essa nova gestação, por já ter tido um bebê prematuro, durante o seu pré-natal os médicos ficarão atentos a qualquer possibilidade de risco de prematuridade, isso também ajuda na prevenção.
    Continue nos acompanhando e compartilhando sobre sua gestação e experiências!

    ResponderExcluir
  9. Ola eu tenho 2 filhos, estou na terceira gestaçAO, mas tive uma outra de ovo cego e sofri muito, agora estou de 14 semanas, ja fiz 2 ultrason, esta tudo bem, mas continuo aflita, anciosa, me falam q estou chata,nao sei como lidar com isso, estou feliz com a gravidez, mas anciosa talves com medo

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônima,
    Ter passado por uma situação traumática como a que passou, faz com que essa vivência de sofrimento seja revivida de certa maneira na atual gravidez. Como você muito bem nomeou, é o medo de que algo aconteça novamente, o medo talvez permaneça até que você esteja com o seu bebê no colo e veja que está tudo bem com ele.
    Mas é importante lembrar que este medo não pode te paralisar, você hoje têm dados reais de que a gravidez atual está ocorrendo bem. É importante pensar nisso, e principalmente pensar que está é uma nova gravidez!

    ResponderExcluir
  11. É a minha primeira gestação. Estou com 11 semanas e 1/2 e amanhã faremos o ultrassom morefológico. Tenho sofrido com alterações de humor e me sentido muito cansada... Nunca fui tão distraída, sem vontade de trabalhar, com dificuldade de concentração... Gostaria de curtir mais a gravidez, descansar e ter certeza de que o meu bebê está bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      Todos esses sintomas que você nos relatou são comuns durante os primeiros meses da gravidez.
      Com o passar dos meses os sintomas irão mudando, alguns continuam com menos intensidade também.
      O ultrassom morfológico ajuda muito a se tranquilizar em relação a saúde do bebê.
      Continue compartilhando conosco sua experiência!

      Excluir
  12. Olá meu nome é Amanda,
    essa é minha primeira gestação, e estou muito anciosa, penso no meu bb á todo o momento, porém pela minha mãe ter perdido seu primeiro filho, tenho medo de que isso aconteça, estou muito feliz com a minha gestação, mas esse medo me aflige todos os dias, sem contar que assim que descobri que estou gravida, estou também com infecção de urina. Estou no 2 mês de gestação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Amannda,

    A ansiedade como você viu no texto é comum durante toda a gravidez, ela só não pode dificultar os seus afazeres cotidianos.
    Sobre a experiência da sua mãe, é compreensível sua identificação, mas seria importante que você pensasse que sua mãe e você são pessoas diferentes e que a gravidez é única para cada um, até mesmo quando se tem vários filhos, cada gravidez se dá de maneira singular para cada mulher.
    O seu medo também pode estar relacionado com outras questões, se esses pensamentos continuarem ocorrendo todos os dias seria interessante você procurar uma ajuda profissional.

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Ola meu nome é Karine tenho 18 anos e estou na minha segunda gestação. Meu primeiro filho tem 3 anos e quando nasceu teve uns problemas d respiração e teve q ficar na Uti Neonatal por 20 dias e tenho muito medo q essa experiencia c repita agora nessa gestação. Estou de 33 Semanas e 3 dias e cada dia q passa sinto mais dores e mais mal estar sem contar essa ansiedade q me acompanha todos os dias e o pior é q n tenho mais oq fazer para me acalmar pq ja arrumei a bolsa dele, ja arrumei o guarda roupa e estou ficando doida rsrs. Estava cm infecção urinaria e sentindo muitas contração doloridas fui ao hospital e estava com dilatação e o médico pra piorar cortou até o fim da gestação as relações cm meu marido. Oq posso fazer para passar o tempo?? Desde ja agradeço o tempo e a paciencia.

    ResponderExcluir
  15. Olá Karine,

    Mamães que passam pela situação que você passou, de ter um bebê internado na UTI, quando engravidam novamente ficam com medo mesmo, porque passou por um trauma. Mas é importante lembrar Karine que agora é uma nova gestação, um outro bebê.
    Seria interessante conversar com seu médico para tirar todas as suas dúvidas, até mesmo para que ele te ajude a perceber as diferenças da gravidez atual para a que você teve há três anos. A ansiedade está muito relacionada com as nossas dúvidas, com o medo do futuro, quando temos alguns direcionamentos ela tende a diminuir.
    Caso você converse com seu médico e perceba que continue muito ansiosa, seria interessante procurar a ajuda profissional de um psicólogo, para que juntos vocês consigam compreender esses medos.
    Volte para compartilhar conosco como você está!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI!!EU ESTOU MUITO ANCIOSA ESTOU GRAVIDA DE SEIS SEMANAS TENHO UM FILHO DE SEIS ANOS A MINHA PRIMEIRA GRAVIDES FOI PERFEITA PRESSAO BOA EXAMES BOMS GRAVIDES SUPER SAUDAVEL MAS AGORA QUANDO FUI COMECAR O PRE NATAL DO MEU SEGUNDO FILHO DESCOBRI QUE ESTOU COM PRESSAO ALTA MINHA PRESSAO NAO SAI DOS 14\08 FORA UM EXAME QUE VOU TER QUE FASER PARA SABER O QUE E UM CORRIMENTO QUE EU ESTOU DESDE ENTAO NAO PARO DE PENSSAR MAIS NISSO NAO PARO DE PENSAR NO PIOR POR FAVOR ME AJUDEV EU ESTOU DESESPERADA DESDE JA AGRADECO MUITO OBRIGADA!!!!

      Excluir
    2. Olá Anônima,

      Saber da informação de pressão alta durante o período gestacional gera muita ansiedade mesmo.
      Conversar com seu médico sobre a alteração de humor pode ajudar a diminuir o grau de ansiedade.
      Você pode conversar com ele sobre a possibilidade de passar por um acompanhamento psicológico também, já que está se sentindo tão angustiada.
      Uma dica, tente não ficar buscando informações sobre casos de pressão alta na gravidez pela internet, isso tende a aumentar o grau de ansiedade e não te ajuda de fato, lembre-se que cada caso é um caso.
      Um abraço

      Excluir
  16. Ola perdi um bebe com 9 semanas. Agora estou gravida novamente mas ja estou muito ansiosa - 5 semanas- tive infecçao urinaria e agora descobri q estou c pressao alta. O medico me afastou do trabalho mas sinto meu coraçao bater muito forte. Fico muito nervosa achando que terei novo aborto retido. Me ajude. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Ola perdi um bebe com 9 semanas. Agora estou gravida novamente mas ja estou muito ansiosa - 5 semanas- tive infecçao urinaria e agora descobri q estou c pressao alta. O medico me afastou do trabalho mas sinto meu coraçao bater muito forte. Fico muito nervosa achando que terei novo aborto retido. Me ajude. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      Tente perceber se esses sintomas que você relatou aqui, permanecem depois da nona semana, se sim, seria importante que buscasse ajuda psicoterápica para poder trabalhar com a ajuda de um profissional os traumas que ficaram depois da perda do último bebê.
      Tente conversar com seu médico ou enfermeira obstétrica para tirar todas as suas dívidas também, isso pode auxiliar a diminuir o seu grau de ansiedade.

      Excluir
  18. Eu estou muito ansiosa com essa gravidez. É a minha terceira gestação. A primeira fiz Fiv. Meu marido tem pouca quantidade de espermas. Na 1a fiquei gravida. Tenho meu filho hoje com 8 anos. Na 4a fiv engravidei novamente porem era ovo cego. Fiz curetagem. Depois de exatos 1 ano engravidei. Naturalmente. Estou num ponto que nao consigo raciocinar. Não converso. Fico o dia inteiro em fóruns. Não consigo trabalhar... Está tudo parado. A minha vida paralisou.. Não estou conseguindo superar esse medo. Preciso de ajuda ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      As questões da gravidez anterior pelo que você nos falou virou um fantasma nesta né?! O medo sempre acaba percorrendo nossos pensamentos quando tivemos uma experiência ruim.
      Como a ansiedade está dificultando que você mantenha suas atividades de maneira satisfatória, seria importante que você pudesse pegar uma indicação para iniciar um processo psicoterápico e assim pudesse trabalhar os traumas das gravidezes anteriores para que possa ter uma gravidez tranquila.

      Excluir
  19. estou no segundo mês de gravidez e já estou ansiosa pra saber a carinha do meu bebe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      É assim mesmo, acho que a maioria das mães se pudessem teria um aparelho de ultrassom em casa para acompanhar cada segundo do seu bebê.
      Mas curta esse momento da gravidez, porque também passa bem rápido.
      Abraços

      Excluir
  20. Oi, meu nome é Rubiana, tenho 21 anos e estou gravida do meu primeiro filho (Davi) estou muito feliz, porem muito ansiosa. estou com 39 semanas. e a vontade de ver meu filho é muito grande. mais estou um pouco preocupada. pois fiz um ultrassom com 34 semanas e meu bebe so pesava 1kg 730gramas.. estou com muito medo dele nascer de baixo peso.. e o mais engraçado é que ja engordei 12 kg e meu bb não esta absorvendo quase nada disso??? por favor, me responda se isso é normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubiana,
      Desculpe-me a demora em responder. Bom, pelas minhas contas o Davi já deve ter chego . Desejo que vocês dois estejam bem e que tenha dado tudo certo em relação ao peso do Davi.

      Excluir
  21. Eu estou preocupada agora porque a minha ansiedade e fora do normal a minha bebé quase nasceu prematura por causa disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      Se está percebendo que a ansiedade está ocasionando situações negativas na sua gravidez, seria importante que procurasse conversar com seu obstetra para que ele indique uma ajuda especializada à você.
      Boa sorte, abraços.

      Excluir