domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sexo na gestação?

Muitos casais enfrentam dificuldades em relação à sexualidade no período gestacional e há diversos motivos para que isso ocorra.
Primeiramente, temos que considerar as mudanças diárias que a mulher enfrenta no seu corpo. E não estamos falando só da barriga que cresce a cada dia que passa, mas de uma série de outras alterações que podem interferir na relação que ela estabelece consigo e com seu parceiro, como por exemplo, alterações nas mamas (tamanho e sensibilidade), nos órgãos genitais, no equilíbrio corporal, etc. Tais mudanças são normais e fazem parte da gravidez, o que difere é como cada casal vai lidar com elas. Se a mulher não se sente à vontade com seu novo corpo, também não conseguirá ter uma relação sexual satisfatória e tranqüila por não conseguir relaxar e explorar sua sensualidade. Também fica bastante vulnerável a qualquer reação do marido, e por não se sentir bem, acaba interpretando de maneira negativa suas atitudes e ações, prejudicando ainda mais a relação do casal.  
É importante lembrar que os homens também podem ficar pouco à vontade com as mudanças corporais da mulher. Como as mudanças são rápidas, é como se ele tivesse uma nova mulher a cada dia! E isso vai exigir dele adaptações na forma de se relacionar sexualmente com ela, tendo que buscar novos padrões e posições para satisfazer e obter satisfação. Essa exigência de mudanças pode deixar o homem bastante inseguro, o que faz com que ele acabe de retraindo e diminuindo a busca por relações sexuais.
Outra questão que influencia muito a sexualidade do casal durante a gestação são as crenças e mitos acerca do assunto. Muitas pessoas acreditam que a relação sexual pode machucar o bebê. Isso não é verdade! O bebê encontra-se muito bem protegido e até gosta quando os pais mantêm relações sexuais, porque isso demonstra que todos estão bem e felizes! Só é importante estar atento às orientações médicas. Se o médico restringiu as relações sexuais por algum tipo de intercorrência na gestação, então o melhor é respeitar as orientações e buscar outras formas de satisfação!
Outra crença bastante comum é acerca da cisão entre maternidade e sexualidade. Esses dois pontos podem gerar conflitos tanto no homem, quanto na mulher. É como se a mulher gestante passasse a ser “santa” ou “pura” por estar gerando outra vida e, por isso, deve se afastar de qualquer contato sexual para evitar cometer algum pecado. É importante que o casal consiga trabalhar esse aspecto caso seja algo que prejudique a relação. A mulher grávida é um ser humano como qualquer outro e continua a sentir desejos e vontades! Muitas vezes, observa-se um aumento do desejo sexual, justamente pelo fato da mulher estar se sentindo bem, poderosa, e plena por estar gerando um bebê.
Também há casos em que há uma diminuição do desejo e não se sabe muito bem as causas. Acreditamos que seja um conjunto de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
O importante é que o casal esteja em sintonia e busque sempre informações para que possa lidar melhor com as questões que aparecem durante o período da gestação. Um casal unido consegue superar mais facilmente os obstáculos que se colocam na vivência de gerar. E estando unidos, conseguem descobrir novas estratégias de superação, aproveitando que a gravidez é um período em que há uma exigência grande de adaptações. Em relação à sexualidade isso não seria diferente, é possível aproveitar essa fase para que a criatividade voe solta e novas formas de obtenção de prazer sejam descobertas! Aproveitem!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário