segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bebê chegou em casa, e o sono veio também?

Quem nunca ouviu aquela famosa frase da vovó: “tem que comer e dormir para crescer”
Pois é, o ruim nessa história é que os pais acabam padecendo com o sono ou a falta de, dos pequenos.
Quando o bebê nasce, os ciclos de sono que ele tem estão relacionados com suas necessidades. E quais são as necessidades que um recém-nascido possui? Comer, dormir, receber carinho, não nesta mesma ordem, mas com muitas muitas repetições dessas necessidades ao longo do dia e da noite. O sono do bebê não é regulado como o nosso em relação as alternâncias de claro ou escuro, mas sim das sensações de saciedade e de fome.
Quando estão com as suas necessidades supridas tendem a dormir cerca de duas a cinco horas, depois acordam, e este movimento é retomado ao longo de todo o dia, em média os recém-nascidos dormem de 16 a 21 horas, segundo pesquisas cientificas.
Os pais só irão conseguir dormir um pouco melhor, quando o bebê estiver em média com uns seis meses de vida, pois nessa fase a necessidade de se alimentar não é tão urgente quanto nos meses anteriores.
Porém, desde o inicio os pais precisam ensinar seus filhos a dormirem corretamente para não terem maiores problemas no futuro.  Mas como fazer isso?

Primeiro, comece ensinando ao bebê a diferença de dia e noite. Para isso, a família precisa lembrar que o bebê é um novo membro da família, e não uma visita que vai embora daqui uns dias. O que isso significa?  Durante o dia, prevalece a rotina que a família está acostumada, e não aquele silêncio absoluto, em que todos tomam um super cuidado para não fazer nenhum barulho.
Segundo, a mãe não precisa acordar o bebê a noite para mamar, o bebê costuma acordar sozinho quando está com fome. Com exceções dos bebês que não estão ganhando peso.
Terceiro, é bom deixar o bebê cochilar durante o dia, isso ajuda para que ele não fique estressado a noite, esses cochilos só não podem durar muitas horas.
Quarto, é bom que desde o início os pais deixem o bebê dormir no quarto dele, assim quando for crescendo vai aprendendo a dormir de maneira cada vez mais independente, sem ter que, por exemplo, os pais e familiares ficarem reféns de fazer o bebê dormir no colo.
E por último, mas nem menos importante, crie uma rotina com o seu filho (isso serve até para os maiores), todos nós precisamos de uma organização interna para não nos sentirmos perdidos. Então, veja qual se adeque melhor a organização da família e tente fazer todos os dias antes de colocar o bebê/ criança para dormir, seja dar banho, colocar pijama, entre outros, aqui cada família vai decidir o que fica melhor.

 E o seu sono e dos seus filhos como estão?




Nenhum comentário:

Postar um comentário