quinta-feira, 28 de abril de 2011

Você já fez seu Pré-Natal Psicológico hoje?

Depois de passado o choque, a euforia e/ou a surpresa de se descobrirem grávidas, muitas mulheres já começam a pensar nos cuidados que terão que ter durante a gestação.
É bastante conhecida a importância da realização do Pré-Natal, que consiste em um acompanhamento médico sistemático e na realização de uma série de exames para verificar como está a saúde de mamãe e bebê durante toda a gravidez. Esse acompanhamento visa prevenir e, se necessário, tratar possíveis intercorrências na gestação tanto em relação à saúde materna, quanto em relação à saúde fetal.
E a saúde psicológica da futura mamãe, papai e demais familiares, como fica?

 Nós, psicólogas obstétricas, acreditamos que tratar dos aspectos emocionais durante a gestação e puerpério é tão importante quanto cuidar da saúde física de mãe e bebê, pois visa zelar pelo bem estar de todos os envolvidos na gestação (mamãe, papai e demais familiares), além de prevenir possíveis complicações psicólogicas desencadeadas pelo período gestacional. Esses cuidados são chamados de Pré-Natal Psicológico.
O Pré-Natal Psicológico tem o objetivo focado no período gestacional e puerperal (até aproximadamente o 3º mês após nascimento) e visa atentar para questões emocionais da gestante e familiares. É sabido que durante a gestação a mulher fica diferente do período pré gravídico, o humor oscila rapidamente, há a presença de medos, ansiedades e angústias difíceis de explicar. O casal, de uma maneira geral, também muda por conta disso. O marido não entende muito bem o que está acontecendo com a esposa e ambos acabam se desentendendo por causa disso. Os avós e irmãos do bebezinho que está para chegar também mudam: ficam empolgados, se intrometem nos assuntos da casa e do casal, ficam enciumados, voltam a fazer xixi na cama, a falar com voz de criança pequena...
Muitas vezes, dá a sensação que a casa e a família estão de pernas para o ar!
O Pré-Natal Psicológico tem esse objetivo, de auxiliar gestantes e familiares a lidarem com o período gestacional e as mudanças que a gravidez traz para a vida de todos através de trabalho psicoterapêutico (foco nas questões emocionais como ansiedades, medos e angústias) e/ou de orientações (como organizar a casa para a chegada do recém nascido, como lidar com os filhos mais velhos em relação à chegada do bebê, orientação de avós e suas funções, etc). Trabalha também a compreensão do que está ocorrendo no corpo e em relação à saúde do bebê e da mãe, em caso de gestações normais ou de alto risco e os impactos psicológicos provenientes das incorrências na gestação, parto e puerpério. Também inclui trabalho corporal como relaxamento, treino de parto vaginal e dessensibilização de cesária, caso seja necessário.
É um cuidado importante que leva em consideração a gestante como ser global (corpo e mente) e a familiares como parte de um sistema que sofre mudanças o tempo todo e precisa de adaptações para lidar com as novas situações! É um cuidado essencial para um momento muito especial: a gravidez!


6 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!

    Muito bom saber que profisisonais competentes estejam comprometidas com essa fase tão sublime de nossa vida.

    Vou compartilhar no face, adicioná-lo à minha lista de Blog's e indicar a uma preciosa amiga que está grávida, Ivone.

    Lamento que na minha época não houvesse um Blog assim para esclarecer as dúvidas e dividir as alegrias. Eu e meu Amor temos Sofia (quase 11) e Théo (8 aninhos).

    Mil beijos e sucesso,

    Luciene Felix
    Profª de Filosofia e Mitologia Greco-romana
    http://www.lucienefelix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luciene!
    É sempre bom saber que podemos compartilhar experiências e contribuir de alguma maneira.
    Em breve lançaremos uma parte do blog para as mães que já estão em outras fases de desenvolvimento dos seus filhos, e compartilharemos com você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!!!

    Achei muito didático e gostoso de ler pra nós leigas! O formato também está muito bacana! Vou divulgar! Muitas pessoas devem ter acesso a estas informações, não difundidas no dia-a-dia!

    Beijão,
    Ca.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cá! A ideia é essa mesma! Que as pessoas tenham acesso a esse tipo de informação para poderem lidar com o período gestacional e puerperal da melhor maneira possível!

    Continue nos acompanhando e seja nossa seguidora porque toda a semana teremos novas postagens!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. gostei do blog,e acho que todos as pessoas deveriam lÊ-lo pois em algum momento da vida a gravidez chega e até mesmo os mais seguros de si tem dúvidas

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônima,

    É muito importante o feedback de vocês, e o blog está aqui exatamente como um lugar para compartilhar dúvidas e informações.
    Continue nos acompanhando!

    ResponderExcluir