sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ciúmes do bebê! Como ajudar os irmãos na adaptação com o novo membro da família

Ouvimos com frequência a preocupação de mães, pais, avós e até mesmo professores com a famosa “crise de ciúmes” da criança ou do adolescente que estão para receber ou já receberam recentemente um irmão(ã) mais novo(a) em casa. Essa famosa “crise de ciúmes” é normal e sempre ocorrerá quando um bebê novo está por vir. O importante é  saber lidar com ela a fim de minimizar os possíveis problemas na família.
A primeira coisa para refletirmos é que esse ciúmes pode estar encobrindo um medo e uma insegurança da criança ou do adolescente em perder o seu lugar, os olhares de seus familiares e o cuidado e o amor dos seus pais. Crianças e adolescentes terão reações diferentes na hora de expressar esses ciúmes, mas estarão querendo dizer basicamente a mesma coisa: “Estou com medo de ser excluído e perder tudo que conquistei com vocês para esse bebê que está chegando”. Como não há apenas uma forma de expressar isso, muitas vezes os pais ficam confusos e não identificam os sinais que os filhos transmitem como sendo ciúmes, mas birra ou malcriação, pois pode ocorrer da criança ficar agressiva, regredida, respondona, ter notas ruins na escola e etc.
Essas mudanças no comportamento serve como pista para dizer que algo para eles não está indo bem. Adultos se comunicam majoritariamente com palavras, crianças e adolescentes não. Por isso, qualquer mudança de comportamento pode ser considerada como uma forma de comunicação da criança e do adolescente que tenta mostrar consciente ou inconscientemente seu sofrimento, medo, angústia ou insegurança.
É importante que os pais consigam identificar e olhar para esses sinais a fim de ajudarem seus filhos. Na gravidez todos os envolvidos precisam fazer uma preparação para a hora que o bebê chegar, seja na parte física, material, ou emocional. As crianças e adolescentes também precisam ser preparados para o que está por vir, porque para eles ter um(a) irmão(ã) novo(a) em casa pode ser muito amendrontador. Nesse sentido, a preparação pode ser feita por meio de conversas a respeito dos sentimentos envolvidos, das mudanças que ocorrerão na família e principalmente, das garantias de que seus lugares na família estarão preservados, assim como os cuidados e o amor dos pais.
Quando o bebê nasce, a atenção dos pais e familiares está voltada quase que exclusivamente para o bebê, por ser ele aquele que mais necessita de cuidados no momento. Mas é preciso ter muito cuidado para cumprir com o que foi conversado durante a gestação: de que o lugar, os cuidados, a atenção e o amor dos pais estarão garantidos após o nascimento do bebê!
Para que isso seja feito, é importante que a criança ou adolescente seja incluído nas tarefas de cuidado com o bebê e na rotina da qual este faz parte. Além disso, é importante que seja reservado um tempo só dele, em que o bebê não interfira, seja ao ler uma história, seja uma conversa, assistir a um filme junto. Essas pequenas atitudes mostram que apesar do bebê encantador que acabou de chegar, o(a) filho(a) mais velho(a) não foi deixado(a) de lado e também é importante. Ao serem adotas essas atitudes, a aceitação e capacidade de dividir a atenção dos pais entre os irmãos fica mais facilitada.
Isso não quer dizer que o ciúmes acabará completamente de uma hora para outra, pois irmãos terão que lidar com a divisão e com certa dose de rivalidade que existe nas relações fraternas, que são normais e saudáveis.
Está tendo problemas com seus filhos? Não sabe o que fazer? Já tentou de tudo e nada adiantou? Conseguiu lidar com o ciúmes do seu filho? Escreva para nós e conte sua experiência!!!

6 comentários:

  1. Estou passando por isso e está sendo muito dificil pois acabo que sendo meio rígida com o mais velho que só tem apenas 4 aninhos e fico achando que ele tem que se comportar feito gente grande quando por exemplo entra no quarto quando estou colocando o irmao pra dormir eu meio que obrigo ele sair e ele sai chorando e eu fico arrasada sem saber como lidar .... tá difícil mesmo !

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônima!
    Esse tipo de situação é muito comum e muitos pais ficam sem saber o que fazer, assim como você! O primeiro passo e o mais essencial você já deu, que é perceber que está com essa dificuldade. É importante que aos poucos você vá tentando incluir seu filhinho de 4 anos na rotina do bebê. Usando como exemplo a situação que você relatou, poderíamos pensar que seria interessante pedir para eu filho cantar uma música para o bebê dormir, pegar algum objeto que você necessite naquele momento, como um travesseiro ou coberta, ou apenas transformar o momento em algo que eu filho sinta que participa, como fazer silêncio para o bebê não acordar.
    Quando a criança sente que faz parte da rotina dos pais e do bebê, ela fica mais tranquila e lida melhor com fato de ter um irmão. Aconselhamos também para que os pais tenham um momento só da criança, que poderia ser justamente na hora em que o bebê está dormindo. Isso auxilia muito na segurança da criança em relação ao seu espaço na família e quanto ao amor dos pais.
    Entendemos que esse é um período bastante difícil para os pais por ser cheio de mudanças e adaptações, mas fique tranquila que com o tempo, sua preocupação, dedicação e cuidado com seus filhos a família vai encontrando uma maneira saudável de lidar com essa e outras questões!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou com muitas dúvidas de como será melhor forma de apresentar minha filha q vai chegar daqui alguns meses para meu filho que vai estar apenas com dois aninhos. Eu e meu esposo estamos entrando em contradição pois eu acho q nao é legal leva-lo ao hospital na hora do parto, acho q o melhor é apresentá-lá já em casa só nós três sem a interferência de familiares, já ele acha totalmente o contrario. Estou muito preocupada e sem saber o q fazer pq passo 24h com meu filho, e esta sendo um choque antes dela nascer....

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônima,

    O importante nesta fase é evitar mudanças repentinas para o seu filho, pois ele já estará com uma mudança grande de papel, de sair da posição de filho único para a posição de filho mais velho.
    Chamar ele participar para ajudar nos cuidados do bebê também é uma maneira de diminuir o ciúmes.
    O importante é mostrar a ele de maneira que ele entenda, que apesar da dinâmica familiar estar mudando, ele continua tendo o espaço dele.

    ResponderExcluir
  5. Olã.
    Tenho tm filho de 11anos e um bébé da 1 ano.o meu filho mais velho estã muito mal educado para mim,nao me respeita e até me ofende.o meu marido acusa-me de nao ser tolerante com ele,nem se coloca do meu lado para me apoiar.sinto-me solitãria e quase sem forças para esta situação.ter um irmáo sempre foi o desejo do meu filho e a relaçao que ele tem comigo está complicada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônima,

    Tente conversar com seu marido sem que seja perto do seu filho, as crianças são muito perceptíveis as discordâncias dos pais e as vezes isso contribui para que o comportamento no trato com os pais seja diferente, ou seja, com a mãe ele se comporta de um jeito e com o pai de outro.
    Tente separar ao menos meia hora do seu dia para ficar a sós com o seu filho de 11 anos, este comportamento pode ajuda-lo a reconhecer que seu amor por ele continua o mesmo e que você está garantindo o espaço dele com você.

    ResponderExcluir