sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O parto, o nascimento e os medos que surgem

Quando pensamos em uma mulher grávida prestes a ter o seu bebê normalmente há uma ansiedade pelo nascimento, para poder ver o rostinho do bebê, o seu jeitinho, a quem puxou, etc. Mas e a mãe, como fica neste momento que muitas vezes é carregado de “fantasias ruins” em relação ao parto?
Compreendemos que muito dessas “fantasias ruins” estão relacionadas às histórias que as grávidas ouvem assim que comunicam estarem esperando um bebê, na maioria das vezes são relatos de dor e sofrimento na hora do parto, o que acaba por gerar mais insegurança na futura mamãe.
A grávida fica preocupada com as mudanças relacionadas à chegada do novo bebê, com mudanças em seu relacionamento com o marido, com os pais de ambos, nos relacionamentos com os outros filhos se os tiver, mudanças corporais e até mesmo na casa em que mora. Todas essas mudanças já são angustiantes para a futura mãe, até mesmo pelos significados emocionais envolvidos para cada mulher, por isso, ter em mente e nos ouvidos discursos de partos que ocorreram de maneira ruim não ajudará em nada.
Pensamos em algumas dicas que ajudarão à futura mamãe e seus familiares neste momento.

A primeira, é que a mulher conheça minimamente a equipe que irá acompanhá-la no parto e é importante que isto ocorra durante a gravidez. Conhecer a equipe ajuda na entrega e no se deixar a confiar e se permitir depender na hora do parto. Ficamos muito mais tranqüilos quando estamos com pessoas conhecidas e familiares. 
A segunda dica é a mãe e os familiares pedirem explicação completa do trabalho de parto e do nascimento. Isso auxilia a desmistificar informações incorretas e amedrontadoras que ela possa ter recebido.
Outra dica é tentar lembrar na hora do parto que se está no meio de um processo natural, ou seja, que o corpo da mãe estará reagindo conforme o que é pedido para aquele momento, então não é possível controlar. Logo, se tiver vontade de chorar, chore, de rir, ria, de gritar, grite.
O processo inteiro do trabalho de parto e do nascimento cansa tanto a parte física, quanto emocional da mulher, e por isso, o que ela deseja ao final é cuidado, consideração e encorajamento do seu companheiro e dos demais familiares. É importante também, não tomar como exemplo parto de familiares e amigas, isso só contribui para aumentar as fantasias relacionadas ao seu parto, sendo que, cada parto é diferente do outro para a mesma mulher, quem dirá em mulheres diferentes? Por isso, não é bom fazer comparações!

E você o que tem pensando em relação ao seu parto? Compartilhe conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário