sábado, 31 de março de 2012

Hiperêmese gravídica, você sabe o que é?

Durante o primeiro trimestre da gravidez muitas mulheres costumam se queixar de náuseas e vômitos, que é uma característica fisiológica comum para esse período gestacional.
No entanto, algumas mulheres têm essas náuseas e vômitos de maneira muito intensa e que se estendem para além do primeiro trimestre, o que ocasiona deficiências nutricionais, perda de peso e desidratação, sendo necessária internação hospitalar para a realização de tratamento. Quando isto ocorre estamos diante de um quadro de hiperêmese gravídica, está é associada a fatores biológicos e psicológicos.

Os biológicos são relacionados aos elevados níveis de hormônios gonadotrofina coriônica, hipertireoidismo, hiperparatiroidismo, disfunção hepática, entre outros.
Já os psicológicos estão atrelados ao sofrimento psíquico que o período gestacional pode estar causando na mãe. O que não significa necessariamente que a grávida está rejeitando o bebê, como popularmente costumamos ouvir. O sofrimento psíquico pode estar relacionado a vivências estressantes no ambiente familiar ou de trabalho, perda de gravidez anterior, medo do parto, ambivalência afetiva, entre outros.
Quando os familiares e/ou a mãe percebem que apesar de ter passado o primeiro trimestre de gravidez as náuseas e vômitos são piores pela manhã e continuam de maneira intensa, a grávida tem perdido peso, e passando por um processo de desidratação, é hora de buscar ajuda dos profissionais da saúde.
O médico irá avaliar o caso fazer as orientações necessárias e havendo desidratação solicitará internação, com o objetivo principal de proporcionar a grávida hidratação intravenosa.
O psicólogo obstetra ajudará a grávida a expressar suas emoções e possíveis causas de seu sofrimento psíquico, além de auxiliar na nomeação e esclarecimentos destes sentimentos, para que assim possa vivenciar a sua gestação de maneira ativa e espontânea.
Você já tinha ouvido falar sobre hiperêmese gravídica? Conhece alguém que já passou por isso? Compartilhe conosco!

2 comentários:

  1. Nossa estou com todos esse sintomas e já estou na 14ª semana, meu médico disse que estou desse jeito por serem gêmeos, mas não estou conseguindo nem curtir a gravidez de tanto enjôo e vômito. O que faço?

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônima,
    Seu médico tem razão, a gestação de múltiplos é um fator de risco para a hiperêmese.
    Se você estiver tendo apenas náuseas e vômitos, fique tranquila, esses sintomas dizem para gente que a gravidez está ocorrendo bem e que os níveis hormonais estão adequados. Lembre-se que você ainda está no primeiro trimestre e esses sintomas são comuns na idade gestacional em que está.
    Em todo caso seria interessante conversar com seu médico ou uma nutricionista para que estes profissionais possam lhe ajudar com orientações de hábitos alimentares que podem auxiliar na diminuição das náuseas e vômitos.
    Agora, se você estiver tendo vômitos com perda de peso após o primeiro trimestre, procure seu médico para que ele realize exames de diagnóstico e lhe indique o melhor tratamento.
    Um psicólogo obstetra pode te auxiliar na melhor compreensão dos fatores psicológicos que podem contribuir com a sintomatologia, caso está se estenda além do primeiro trimestre.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir