sexta-feira, 15 de junho de 2012

Gerare Psicologia Obstétrica


Caros leitores, o intuito de divulgar o projeto Gerare Psicologia Obstétrica aqui no blog é para que existam maiores informações das necessidades de atendimento qualificado para mulheres e familiares que estão passando pelo período de gravidez e puerpério. 

Por que um projeto de Psicologia específico para Grávidas?
É de senso comum as alterações emocionais que as mulheres costumam ter no período gestacional, porém, essas alterações na maioria das vezes só são consideradas importantes quando a mulher sofre um processo de depressão grave ou uma psicose puerperal. As outras mudanças psíquicas são tidas como de menos valia, e a mulher costuma ouvir “Ah, isso é coisa de grávida, daqui a pouco passa”.
Sabendo-se que existem medidas profiláticas que podem ser realizadas em um pré-natal psicológico, foi que surgiu o desejo de realização de um projeto para suprir essas necessidades.

Como saber então se preciso fazer um pré-natal psicológico ou que a grávida que estou atendendo precisa ser encaminhada para uma consulta psicológica?
Os sintomas principais são: ansiedade sem causa definida, angústia, conflitos conjugais com início após a descoberta da gravidez, conflitos com outros filhos, oscilação de humor frequente, depressão pós-parto, psicose puerperal diagnosticada em gestação anterior, conflitos familiares que emergiram após o diagnóstico de gravidez.

E qual é o objetivo do pré-natal psicológico?
Após a observação dos sintomas citados acima, o pré-natal psicológico tem como objetivo principal prevenir e tratar tais emergentes, e assim evitar que ocorram distúrbios psíquicos como: depressão pós-parto feminina e/ou masculina, rejeição do bebê, psicose puerperal, estados maníacos, entre outros.
Além desse objetivo, o pré-natal psicológico preconiza também: preparar o casal para a maternidade e paternidade; desenvolver uma postura ativa da gestante; estimular a participação do pai em todo o processo; estimular a integração do casal; facilitar o vínculo materno-paterno-filial; proporcionar informações psicopedagógicas que auxiliarão no período da gravidez até após o nascimento.

Como é realizado o projeto Gerare Psicologia Obstétrica?
·         Atendimento psicoterápico individual, do casal, familiar;
·         Atendimento psicopedagógico grupal;
·         Relaxamento específico para o ciclo gravídico;
·         Shantala;
·         Dessensibilização de cesárea;
·         Preparação para o trabalho de parto vaginal;
·         Orientação referente ao aleitamento materno;
·         Treino de respiração abdominal para facilitar o trabalho de parto;
·         Orientação para os pais referentes às relações fraternais;
·         Orientação de avós. 

      Maiores informações no e-mail: cabecademae@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário