domingo, 29 de maio de 2011

Atualidades- Como entender a gravidez na adolescência: Neymar, 19 anos, já vai ser papai

Neymar, 19 anos, já vai ser papai. O atacante engravidou uma garota de 17 anos que também mora em Santos. O nome dela é mantido em sigilo para "dar tranquilidade" e "evitar exposição", segundo o próprio Neymar.
O jogador foi avisado da gravidez na semana passada. Ele fez questão de entrar em acordo com a família da jovem e avisou que arcará com os custos da gravidez, que já estaria no terceiro mês.
Sobre o caso, Neymar divulgou uma nota em seu site oficial.

“Através desta nota venho confirmar a informação de que me tornarei pai ainda este ano. As duas famílias – a minha e a da futura mãe – já conversaram e estão prontas a nos ajudar a trazer o bebê ao mundo, dando a ele toda a assistência necessária e a melhor estrutura possível.
Em comum acordo, decidimos preservar o nome da mãe. Esta medida visa dar tranquilidade a ela durante os próximos meses, evitando sua exposição de forma desnecessária e garantindo, principalmente, a privacidade da criança, que nascerá daqui a alguns meses.
Peço a todos que respeitem esta decisão. A tranquilidade desejada é fundamental para o sucesso da gestação.
Concluo pedindo a Deus que abençoe a vida da nossa criança!!
Ela será muito bem vinda e já tem todo o nosso carinho e amor.
Neymar Jr.”

Fonte da reportagem: globoesporte.com

O caso de Neymar e da mãe de seu bebê, ambos adolescentes, é um convite para que pensemos na questão da gravidez na adolescência e seus efeitos.
A adolescência é um período com muitas mudanças na esfera biológica, social e psicológica. Há a forte presença da ambiguidade, pois o adolescente ao mesmo tempo que não é criança, também não pode ser considerado um adulto. Ele está justamente na transição entre esses dois períodos.
A gestação, por sua vez, também é um período marcado por muitas transformações em todos os âmbitos da vida e exige intensas adaptações por parte da mulher e do homem. Isso quer dizer que a gravidez na adolescência significa a junção de dois períodos críticos de transformação no ciclo vital feminino e no masculino. Esse panorama geral nos indica a complexidade que os pais adolescentes precisam enfrentar. Em um momento em que os jovens encontram-se em busca da sua identidade, há a imposição para assumir o papel de mãe e pai e todas as suas implicações.
Além disso, as transformações necessárias não se restringem somente ao período gestacional, mas se estendem ao pós-parto em que as mudanças fisiológicas (para a mulher), relacionais, sociais e psicológicas continuam sendo essenciais como forma de adaptação.
É importante salientar que pelos motivos apresentados esse tipo de situação exige cuidados especiais. Primeiramente, é necessário levar em consideração a possibilidade de interrupção das perspectivas e planos futuros dos adolescentes que muitas vezes precisam parar de estudar, no caso da adolescente fica impossibilitada de trabalhar e o adolescente muitas vezes necessita iniciar um trabalho para manter a futura família. Há também o agravante da possibilidade de abandono do pai do bebê devido a uma relação não estruturada e a rejeição dos familiares.
Todas essas questões são acentuadas pela imaturidade, ansiedade, insegurança e ambivalência afetiva. É preciso que a adolescente seja cuidada para que possa proporcionar ao seu bebê tudo o que ele precisa, principalmente um vínculo seguro e amoroso.

Outra questão que gostaríamos de colocar diz respeito à declaração de Neymar sobre o assunto.
A declaração mostra que Neymar e a mãe do seu bebê não mantêm um relacionamento estável. Apesar disso, o jogador mostra apoio e cuidado em relação à gestante e ao seu bebê. Acreditamos que essa é uma questão importante de ser abordada, pois trata do papel do pai durante a gestação. A função paterna é justamente essa, proporcionar as condições necessárias para que a mulher possa ter uma gestação tranquila. Seria importante que houvesse intensa participação do pai durante todas as etapas da gravidez, mas sabemos que em condições como esta isso nem sempre é possível.
A rede de apoio das famílias que Neymar cita em sua declaração também faz toda a diferença para os pais adolescentes, pois são com a família, em especial os futuros avós, que eles encontraram os recursos emocionais necessários para assumirem seu novo papel de pais.  
É importante ressaltar a importância no cuidado que se deve ter quando se trata de pais separados. Muitas vezes os casais têm dificuldade em separar as questões do relacionamento do casal das questões referentes ao relacionamento com o filho. É essencial que essas coisas não se misturem. A relação entre mãe-filho e pai-filho deve sempre ser preservada independente da relação do casal. Quando a criança é envolvida de alguma forma na relação dos pais, isso causa muito sofrimento a ela, pois se vê em dilemas que não consegue resolver. E não deve resolver! Pois as questões são dos pais e eles são os responsáveis por encontrar soluções para seus problemas. A criança, portanto, SEMPRE deve ser preservada, em toda e qualquer circunstância! Isso garante um bom desenvolvimento e um crescimento saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário