terça-feira, 17 de maio de 2011

Relacionamento conjugal na gestação

A gestação é um período marcado por muitas mudanças em vários âmbitos na vida da mulher e envolve tanto o aspecto físico, quanto emocional.
Em meio a tantas modificações, o relacionamento conjugal também pode sofrer alguns impactos. Às vezes os casais ficam mais unidos com a expectativa de terem um bebê, fazem planos juntos, sonham juntos com o futuro e tudo parece estar em perfeita sintonia dentro desse período de vida tão especial!
Mas outras vezes, e diríamos na maioria das vezes, a sintonia não está tão perfeita assim... Por ser um período cheio de mudanças, os casais podem encontrar dificuldades de se adaptarem rápido à tudo o que está se transformando ao mesmo tempo.
Os desentendimentos podem ficar mais frequentes devido às oscilações rápidas de humor da mulher que deixam o marido perdido ou sem paciência, às suas intensas solicitações, à ansiedade de um ou de ambos durante esse período, à problemas com outros membros da família ou outros filhos, à dificuldades nas questões sexuais e etc. Há uma série de questões que podem levar os casais a terem dificuldades no seu relacionamento nesse período. Mas o que fazer?
A primeira coisa que precisa ser feita é estabelecer uma boa comunicação entre o casal. Assim, ambos podem falar sobre o que sentem, pensam, desejam, gostariam, querem, imaginam, temem, etc. Quando esses pensamentos e sentimentos são expressados e compartilhados, fica mais fácil encontrar uma resolução em conjunto para a questão que está gerando conflito.
Outra coisa que auxilia os casais é entender o porquê de determinado conflito estar acontecendo naquele momento. Tem a ver com a gravidez ou não? Um exemplo disso é quando a mulher não tem mais vontade de ter relações sexuais enquanto está grávida. Se o casal já tinha problemas sexuais antes da gravidez, provavelmente essa questão só está sendo exaltada pela gestação. Por outro lado pode ser que a falta de vontade de ter relações seja devido à mudanças hormonais que levam à uma diminuição de libido ou à ansiedade que está muito grande. Seja por um problema anterior à gestação ou uma questão que surgiu durante a gravidez, os desentendimentos exigem cuidados por parte do casal a fim de evitar o aumento do problema e melhorar a qualidade da relação. Uma das formas, como dito anteriormente, é manter uma comunicação aberta e sincera.
Mas muitas vezes os casais não conseguem identificar o que está acontecendo e mesmo estando super dispostos a conversarem e se entenderem não sabem o que fazer. Isso acontece porque estão vivendo um momento de crise, ou seja, um momento que exige muitas mudanças na vida de cada um e do casal como uma unidade. E quando nos encontramos dentro de uma situação que nos exige muitas adaptações fica mais difícil olhar as questões com uma visão mais panorâmica. Nesses casos, sugere-se a procura de um profissional psicólogo que possa auxiliar o casal a entender o que está acontecendo e buscar alternativas e caminhos para a resolução da questão. Isso facilita porque o psicólogo conseguirá enxergar a situação de um outro ângulo e ajudar o casal na busca de soluções por não estar envolvido emocionalmente com o problema.
           
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário